ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

30 anos de ACESA

21/10/2016

acesa30anos

A Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura – ACESA é uma organização não governamental, originada a partir do movimento de animação da luta por direitos e por uma reforma agrária justa e solidária na região do Mearim, em 1986, com o apoio da Vice Província Franciscana N. S. da Assunção, que atuava na região discutindo com os agricultores e agricultoras a necessidade de se organizarem em suas comunidades de base. Soma-se a isso a criação de outros movimentos visando animar e estimular o camponês e a camponesa à permanência em suas comunidades, como a Animação dos Cristão no Meio Rural – ACR e as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs. Por iniciativa do Frei Klaus Finkam, os franciscanos da Diocese de Bacabal constituíram a equipe técnica da ACESA para desenvolver um trabalho de extensão rural, com especial atenção a busca da saúde integral baseada numa alimentação saudável e produção agrícola com base em princípios agroecológicos.

A ACESA vem tecendo historias junto aos agricultores e agricultoras familiares, assessorando-os em seus processos de luta por direitos essenciais no campo da agroecologia, soberania e segurança alimentar e nutricional, educação contextualizada, saúde, políticas públicas, incidência política nos seus espaços de atuação e ação.

Atualmente, a ACESA atua nos municípios de Lago Verde, nas comunidades de Pau Torto, Vital Brasil, Santa Luzia I e II, Nova Olinda, Barraca Queimada, Marmorana, Saco Fundo, Nova Conquista; Bacabal na comunidade Sítio Novo; em Poção de Pedras comunidades Serra do Aristóteles/Baixão do Cipó, Estrada da Vitória; em Lago da Pedra comunidade de Alto Alegre; Bom Lugar na comunidade Pau Seco; em São Luís Gonzaga do Maranhão nas comunidades Centro dos Cocos, Cachoeira, Centro da Josina, Claridade; e Lago do Junco nas comunidades São Manoel, São José da Conquista.

A ACESA tem trilhado o caminho da luta e resistência através das práticas agroecológicas e das construções sobre as relações justas de gênero e meio ambiente.

Estamos felizes pelos 30 anos de atuação no Mearim, felizes por construir com as famílias camponesas um bem viver que agrega e valoriza os saberes tradicionais e de proteção da Mae Natureza. Venha comemorar conosco!

Dia: 18 de novembro de 2016
Local: Sede da ACESA (Rua 10 de Novembro 143, Bairro da Esperança – Bacabal MA.
Horário: 14h – haverá Santa Missa às 17h com Dom Armando bispo da Diocese.


Conteúdo relacionado: Campanhas
Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil