ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

ACESA constrói Plano Trienal para os anos 2020 a 2022

24/10/2019

A ACESA realizou nos dias 17 a 19 de outubro 2019, em sua sede, Bacabal (MA), o Seminário de construção do Plano Trienal para os anos 2021 a 2022. O Plano foi construído coletivamente e contou com a participação da diretoria, equipe e associados/as da ACESA; representantes de Organizações Parceiras; e colaboradores/as convidados/as. Esse processo foi conduzido pleo agrônomo Avanildo Duque.

O Seminário tinha como objetivos:

  1. Revisar o atual PEP 2013-2016, identificando o seu nível de realização em termos de alcance dos objetivos e das metas estabelecidas, bem como os impactos gerados (resultados duradouros), identificando os principais aprendizados que serão relevantes para orientar o planejamento do próximo ciclo.
  2. Atualizar a análise do contexto de atuação da ACESA considerando as dimensões externas e principias temas de interesse estratégico e seus rebatimentos na revisão e/ou consolidação de sua identidade, especialmente a sua missão institucional e visão de futuro, identificando as potencialidades e desafios colocados a partir deste contexto.
  3. Fortalecer as capacidades da equipe, direção e sujeitos de direitos estratégicos que são mobilizados pela ACESA no tocante a Abordagem Baseada em Direitos Humanos (ABDH).
  4. Construir um plano de intervenção estratégica para próximo triênio (2020-2022), revendo e redefinindo suas opções estratégicas, seus objetivos, ações e atividades que concretizarão a missão e visão de futuro.
  5. Sistematizar as principais referências para o Desenvolvimento Institucional da ACESA, no sentido de aprimorar a qualificação técnica e política de todos/as que compõem essa organização, inclusive o funcionamento e a gestão interna.
  6. Ajustar e atualizar o sistema utilizado para planejar, monitorar e avaliar as ações e atividades, com destaque para a operacionalização do plano estratégico elaborado.
  7. Traçar estratégias para consolidar as ações de comunicação prevista dentro do Plano de Comunicação da ACESA, também construído coletivamente e em parceria com o Instituto Sociedade População e Natureza – ISPN

Após essa revisão, construiu-se o Plano Estratégico para nortear e orientar o trabalho da ACESA junto as famílias de agricultores/as, mulheres, jovens e crianças.

 


Conteúdo relacionado: Destaque, Geral, Notícias
Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil