ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

ACESA lança Campanha sobre Consumo Consciente

03/06/2019

Entenda o que é o consumo sustentável e a importância de aderir essa prática.

A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. Além disso, é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.

O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.

Por meio de cada ato de consumo, o/a consumidor/a consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.

CAMPANHA SOBRE CONSUMO AGROECOLÓGICO E CONSCIENTE

Pensando nisso, a ACESA resolveu lançar a Campanha Consumo Consciente, com o tema: Seu Consumo Muda o Mundo, no desejo de afirmar e resgatar hábitos alimentares e métodos tradicionais de produção e consumo de alimentos, geralmente associados à valorização da biodiversidade.

Objetivos:

  • Sensibilizar as pessoas sobre a importância da produção e o Resgate de hábitos alimentares através de alimentos produzidos que contemple a sustentabilidade;
  • Apoiar e difundir a produção de base agroecológica, sem exploração de mão de obra do agricultor e do meio ambiente;
  • Expandir diálogos em espaços públicos e culturais, divulgando saberes e práticas que fortaleça qualidade e diversidade de vida e a comercialização de produtos saudáveis e de qualidade;
  • Fortalecer a articulação e intercâmbios entre grupos de agricultores, visando a trocas de experiências e a valorização dos saberes e sabores locais;

Ações:

  • Rodas de diálogos, reuniões e oficinas para discutir a importância da produção e o consumo de alimentos saudáveis;
  • Criar espaços de referência para comercialização de produtos da Agricultura Familiar de base agroecológica;
  • Degustação de alimentos produzidos baseados nos princípios agroecológicos em locais públicos.
  • Apoiar feiras com produtos da Agricultura Familiar de base agroecológica;
  • Mobilização da sociedade e instituições públicas locais para divulgação da Campanha sobre Consumo Agroecológico e Consciente.

A campanha conta com o apoio de KINDERMISSIONSWERK, MISEREOR, RAMA e outros parceiros locais.

 


Conteúdo relacionado: Campanhas, Destaque, Geral, Notícias
Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil