ACESA lança projeto realizado em parceria com MISEREOR
04/07/2018A ACESA lançou no último dia 02 de julho em sua sede em Bacabal o projeto Agricultura Familiar Agroecológica: Cultivando sonhos, dando eco a vida, com a presença da diretoria, associados e equipe técnica da ACESA, além das organizações ASSEMA, ActionAid Brasil, Comissão Pastoral da Terra, UFMA, AVESOL, Rede Agroecológica do Maranhão, EFA de Pio XII, NEA UFMA. O Projeto é realizado na cooperação com MISEREOR.
O projeto em questão é uma continuidade do projeto Agricultura Familiar: Construindo Igualdade, e prevê ações que ultrapassam a dimensão econômica, considerando também a questão ambiental, social, cultural e política. O trabalho de acompanhamento, tendo como base os princípios agroecológicos, interliga-se ao modo de conceberem a vida, o cuidado com a terra, com a água, as suas relações sociais e com a natureza, consigo e com as/os outras/os.
Esses cuidados com a vida estão relacionados ao não uso de agrotóxicos, à segurança nutricional, à soberania alimentar e à preservação dos recursos naturais porque “não queremos o mal para nós nem para os outros e a agroecologia contribui com a melhoria da qualidade de vida em todos os sentidos”.
O projeto pretende atender diretamente 800 pessoas, sendo 40 famílias associadas em 24 comunidades, 08 Escolas Família Agrícola EFAs, 03 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR. Ao todo nessas comunidades vivem aproximadamente 1000 famílias que são indiretamente beneficiadas com o trabalho da ACESA.
As famílias de agricultores (as), assentadas e agroextrativistas beneficiarias do projeto, são oriundas de comunidades rurais com questões comuns, motivadas inicialmente pela luta e conquista da terra e atualmente de forma resistente, buscam alternativas para permanecerem em suas comunidades de origem, valorizando seus saberes, cultura e o desejo coletivo de desenvolverem a agricultura com princípios agroecológicos, numa perspectiva de sustentabilidade tanto das famílias como da preservação da agrobiodiversidade de suas comunidades.
Objetivamente, o projeto pretende o “Empoderamento socioeconômico de agricultores e agricultoras familiares a partir da produção agroecológica, comercialização solidária e acesso às políticas públicas na Diocese de Bacabal”.
A metodologia de intervenção da ACESA tem um caráter educativo, com ênfase na pedagogia da prática e integrado às dinâmicas locais. Deste modo, o trabalho de assessoria e acompanhamento da equipe ocorre de forma democrática, adotando metodologias participativas e uma pedagogia de educação popular e humanista, tendo sempre como ponto de partida a realidade e o conhecimento local.