ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

Nossa Marca

O trabalho da ACESA com as famílias agroecológicas foi crescendo e se consolidando, surgindo a necessidade da criação de uma marca que identificasse e fortalecesse os produtores. A criação coletiva foi o caminho escolhido. Tudo começou com visitas da equipe da DoDesign Brasil às comunidades procurando de elementos que traduzissem a identidade local. Entre conversas, caminhadas e sucos foram levantados nomes de: pássaros, animais, árvores, expressões locais, nomes de utensílios, etc.

O primeiro elemento de conexão a ser mapeado foi o território do Médio Mearim. O Rio Mearim corre nas terras do centro do Maranhão trazendo fertilidade e abundância para as populações que ali vivem. A maior parte das comunidades que integram a ACESA está localizada nesse território.

Em alguns dias de visitas de campo foram escolhidos três nomes candidatos à marca:

  • Quibane: é um objeto arredondado feito de palha da palmeira, geralmente usado no interior do nordeste para catar/escolher e secar alimentos.
  • Pipira: nome de um pássaro muito comum na região
  • Girau do Mearim. Girau é o estrado de varas sobre forquilhas cravadas no chão e que serve para guardar utensílios. Espécie de estrado onde se sentam os pescadores na jangada. Cama de varas. Armação de madeira sobre a qual se constroem as casas, para evitar água e umidade. Rio Mearim é um curso d’água que banha o estado do Maranhão, no Brasil. Esse rio Nasce na confluência das serras Negra, Menina e Crueiras, e desemboca na baía de São Marcos, na altura da ilha dos Caranguejos.

Os três nomes passaram pela pesquisa no INPI para disponibilidade do registro da marca e também viabilidade de registro do domínio na internet.

O nome Girau do Mearim foi o escolhido!

O próximo passo foi criar a imagem coletivamente

Foi feita a pergunta: O que colocamos sobre o Girau?

As comunidades escolheram diversos produtos que fazem parte do seu dia a dia. A equipe da DoDesign Brasil ilustrou os elementos escolhidos, criando uma representação gráfica de tudo que é colocado sobre o Girau e que celebra a abundância e a agroecologia!

Assim nasceu a nossa marca!


Veja também:


Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil