Monitoramento de Vivência Agroecológica
08/08/2019
Arquivo Acesa
Dados do Projeto
Nome do Projeto: SEMEAR – Agricultura, Educação e Sustentabilidade na Diocese de Bacabal
Parceiro: DIE STERNSINGER / KINDERMISSIONSWERK
Família responsável pelo Projeto: Antônio (Seu Tucum) e Raimunda (Dona Raimundinha)
Em qual setor/área produtiva o projeto se encaixa? Toda a Unidade de Produção Familiar
Objetivo/Para que serve esse projeto?
Monitoramento e acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos alunos oriundos das Escolas Famílias no período da vivência na qual os/as mesmos/as se propõe a colocar em prática os ensinamentos adquiridos nas EFAS, bem como ter nesse momento a troca de saberes com as famílias e suas técnicas de produção.
Desenvolvimento do projeto
A ACESA juntamente com as Escolas Famílias vem desenvolvendo a vivência agroecológica que contempla a prática pedagógica (conhecimento) adquirida pelos/as alunos/as no âmbito das Escolas Famílias, aplicando nas Unidades de Produção Familiar dos/as sócios/as da ACESA.
Nesse período (julho), tivemos a realização da Vivência na Unidade do Agricultor Antônio (Seu Tucum) e Raimunda (Dona Raimundinha) que residem na comunidade Fazenda Conceição – São Luís Gonzaga, MA. Onde os alunos Ailton S. Sousa e Aelison S. Araújo, da Escola Família Agrícola Roseli Nunes – Lagoa Grande do Maranhão, a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na Escola dentro da UPF da família.
A prática educativa girou em torno da criação de Ovino, Horticultura, Bovinocultura e Aviário, espaços na qual os mesmos se possibilitaram vivenciar as práticas adotadas pela família e que fortaleceu os conhecimentos que os mesmos traziam consigo da Escola.
Segundo os alunos, a alimentação no setor de Ovino é algo novo, pois eles “perceberam uma oferta diferenciada de ‘verdes’, bem como o manejo dos animais que são bem dóceis”. Assim, como a estrutura dos canteiros da horticultura que segundo Ailton, “ví a economia de água nos canteiros, proporcionado pela maneira como os canteiros foram construídos, que retém água, mantem a adubação e aumenta a produção”.
Aelison: “a convivência com a família foi muito importante, pois nos mostrou o comprometimento deles com nós, por isso, resolvemos reformar o aviário deles para fortalecer a atividade da família”.
Para a família, a ação proposta pela ACESA de fortalecimento da proposta educacional oferecida pelas Escolas Famílias Agrícolas na relação da vivência é muito importante para a formação profissional dos alunos, mas também trás resultados positivos para as famílias que recebem os alunos, pois os mesmos trazem consigo muita vontade de desenvolver o que foi aprendido e principalmente, vem atrás de mais conhecimento, o conhecimento do campo, o conhecimento pratico.
Tucum: “Alunos bons, esforçados, cumpriram todas as funções que foram repassadas, e ainda se esforçaram na reforma da casa das galinhas”.
Por:
Ronald Nunes e Rozalia Alencar