ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

Oficina de Artesanato em Bananeira

28/11/2016
Tecendo fibras

Tecendo fibras

Entre os dias 23 a 25 de novembro de 2016, tivemos a realização de uma oficina para a produção de artesanato a partir da Fibra de Bananeira na Comunidade Centro da Josina – São Luís Gonzaga, MA. Como a região é rica na produção de banana, notou-se a necessidade de um aproveitamento integral dos bananais (capa, costas, embira, renda, palhas, frutos) e seus derivados, assim, a ACESA convidou a Graça Soares (Artista Plástica / Artesã) que tem seus trabalhos voltados para beneficiamento de fibras com foco primordial à preservação do meio ambiente a partir da criação de peças sustentáveis.

A formação contou com a participação de 31 pessoas entre Mulheres, jovens e Homens que se dispuseram a sair de suas casas e se envolveram no processo de aprendizagem.

A partir da fibra extraída da Bananeira, foi possível a construção de algumas peças que embelezaram o ambiente e motivou as/os participantes a se reunirem para a criação de um grupo de artesanato local. Além do artesanato, a formação também contou com alguns saberes populares voltados para a produção de Remédios Alternativos a partir da Bananeira (O pendão serve para cura da Tuberculose; O leite da Bananeira funciona como cicatrizante de queimaduras e estanca sangramentos e etc.).

Luminárias, Pastas e Porta Arquivos, Bolsas, Jogo de Suporte de Prato e Bolsa de Praia foram criada no âmbito da formação.

“Para mim é um incentivo a produzir mais, ganhar dinheiro e fazer arte” (Loura)

“Vamos preservar a natureza, sem ela nem a luz existirá” (Graça)

“Nunca pensei que poderíamos fazer tantas coisas bonitas através da bananeira” (Beatriz)


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias
Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil