RELATÓRIO DE MONITORAMENTO – Vivencias Agroecológicas
25/11/2019
Atividade: Vivencias Agroecológicas
Data: Junho a Novembro de 2019
Responsável: Rozalia de Alencar e Ronald Nunes
Dados do Projeto: SEMEAR – Agricultura, Educação e Sustentabilidade na Diocese de Bacabal Maranhão.
Família responsável pelo Projeto:
Famílias agricultoras que recebem alunos para vivencias agroecológicas
Em qual setor/área produtiva o projeto se encaixa?
Hortaliças, criação de pequenos animais, culturas anuais, suinocultura, pomar, reserva legal, produção artesanal a partir da fibra de bananeira, beneficiamento de frutas, cultivo de cana de açúcar, produção de cachaça, dentre outros.
Objetivo/Para que serve esse projeto?
O projeto objetiva oportunizar aos alunos das EFA´s, colocar em prática a teoria apreendida nas escolas através da metodologia do aprender-fazendo.
Desenvolvimento do projeto
As vivencias agroecológicas constituem-se de momentos em que crianças, adolescentes e jovens oriundos das Escolas Famílias Agrícolas – EFAs passam período (2 semanas) em uma Unidade de Produção Familiar – UPF que desenvolve trabalhos da Agricultura Familiar com base na Agroecologia.
Nesse tempo os alunos são integrados nas atividades desenvolvidas juntamente com a família a partir de um planejamento prévio das atividades.
Etapas realizadas:
Inicialmente, realizamos a escolha das famílias que receberão os alunos no corrente ano. A seleção se dá a partir de critérios pré-estabelecidos com a diretoria e em seguida é realizada uma visita de um técnico da associação juntamente com um diretor á unidade. A família que receberá os vivenciadores deve desenvolver trabalho com a agricultura familiar de base agroecológica e se responsabilizar pelo acompanhamento dos/as alunos/as. A Unidade de Produção Familiar – UPF que receber os/as alunos/as deve ter no mínimo 02 setores produtivos funcionando de forma permanente.
Posteriormente á escolha das unidades, dá-se o planejamento e elaboração de calendário com as escolas e famílias e estes momentos são realizados em conjunto com ambas as partes.
Os alunos/as são direcionados as Unidades de Produção Familiar – UPF, onde aluno/a, família e técnico/a fazem um planejamento prévio das atividades e então os/as alunos/as são integrados nas atividades desenvolvidas juntamente com a família.
Cada Unidade de Produção Familiar – UPF recebe um apoio do projeto em parceria com Kindermissionswerk para custeio nas despesas com alimentação e transporte dos/as alunos/as).
No ano de 2019, a ACESA realizou 73 vivencias agroecológicas nas Unidades e tem buscado se aproximar cada vez mais das escolas e para isto, temos garantido a participação dos atores nas assembleias das EFA´s, realizamos visitas às escolas objetivando troca de saberes anteriores e posteriores às vivencias agroecológicas.