ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

Sistemas Agroflorestais – SAFs

03/05/2017

A Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura ACESA vem desde outubro de 2015 realizando um ciclo de Oficinas sobre Sistemas Agroflorestais – SAF. A 1ª etapa aconteceu na Escola Família Agrícola de São Luís Gonzaga do Maranhão, na comunidade Santo Antonio. Na 1ª etapa foram repassadas informações teóricas sobre o que é Sistemas Agroflorestais – SAF.   A 2ª, 3ª e 4ª etapa aconteceu na Unidade de Produção Familiar do sócio Francisco Ribeiro Gonçalves (Castor), durante as três etapas foram repassadas informações teóricas, e praticas, resultando assim na implantação de um Sistema Agroflorestais – SAF numa área de 7000m² . Nessa área já existia as seguintes espécies madeireiras: Angelim, toari, ipê, acácia, cajá, azeitona, entre outras. Além disso, foram plantadas as seguintes espécies frutíferas: maracujá, murici, acerola, goiaba, e ainda culturas anuais, melancia e leguminosas.

Na 4ª etapa que aconteceu nos dias 28 e 29 de abril de 2017 foram realizadas podas de formação e condução das espécies frutíferas e madeireiras, coroamento das espécies frutíferas, plantio de leguminosas (feijão guandu anão, Crotalária e feijão de porco) e de 10 mudas de Mogno. O Sistema Agroflorestais – SAF visa à recuperação da área, diversificação da produção, garantindo a sustentabilidade e segurança alimentar da família. Durante as formações os agricultores adquiriram informações, trocaram experiências e vivenciaram praticas agroecológicas. Para os/as agricultores/as, essa experiência da formação realizada em módulos, versando teoria e pratica deve ser difundida e aplicada nas demais formações, porque estimula a reaplicação e melhora o aprendizado dos participantes.

As oficinas contaram com participação de crianças, jovens, mulheres e homens, além disso, professores de Escolas Famílias Agrícolas _ EFAS. A assessoria das Oficinas foi feita por Luis Gusmão, engenheiro agrônomo e assessor técnico da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão ASSEMA.

Por Gracileia de Brito – Técnica de campo da ACESA


Conteúdo relacionado: Destaque, Geral, Notícias
Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil