ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

Destaque


AÇÃO CLUBINHO DA ÁRVORE NA COMUNIDADE CLARIDADE – SÃO LUÍS GONZAGA-MA

20/06/2022

🌱O Clubinho da Arvore é uma metodologia de trabalho pensada para as crianças de comunidades da área de atuação da ACESA. No dia 10 de junho de 2022, na comunidade Claridade- São Luís Gonzaga – MA, aconteceu uma ação de intervenção ambiental proposta pela escola 13 de maio, juntamente com o clubinho da árvore da comunidade.

O momento que se deu com apresentações que chamavam a atenção do público para a importância da preservação das sementes crioulas, cuidados com a preservação do meio ambiente, contou também com a entrega e plantio de mudas doadas pelo projeto Plante uma Árvore da Rede de Agroecologia do Maranhão que no município funciona com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

https://www.instagram.com/p/CerDt40OzMM/?utm_source=ig_web_copy_link

 

 


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Boletim Eletrônico – Maio/2022

31/05/2022

Boletim Maio


Conteúdo relacionado: Destaque, Documentos

Boletim Eletrônico – Março/2022

28/03/2022

Boletim Março


Conteúdo relacionado: Destaque, Documentos

RELATÓRIO ANUAL DA ACESA 2021

18/03/2022

Relatório anual de ACESA 2021


Conteúdo relacionado: Destaque, Documentos

Boletim Eletrônico – Janeiro/2022

01/02/2022

Boletim Janeiro


Conteúdo relacionado: Destaque, Documentos

EDITAL DE SELEÇÃO – Técnico/a de Campo

03/01/2022

A Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura – ACESA, torna público edital de contratação com a função de Técnico/a de Campo, para atuar junto as comunidades de atuação, desenvolvendo assessoria e acompanhamento técnico, social, ambiental e cultural com as famílias associadas. O processo de seleção compreenderá as seguintes etapas:
Recebimento de Currículos: 03 a 13/01/2022
Análise dos currículos: 14/01/2022
Entrevista: 19/01/2022
Resultado: 20/01/2022

Segue edital >EDITAL DE SELEÇÃO


Conteúdo relacionado: Destaque, Documentos, Notícias

Eleição ACESA 2021

17/12/2021

Na última eleição de Diretoria da ACESA que ocorreu no dia 11 de Dezembro de 2021 em sua XXVIII Assembleia Geral, foi eleita pela primeira vez em 35 anos uma mulher como Presidenta.
Cleonice Silva Soares é agricultora, artesã, quebradeira de coco, uma mulher de fibra. Desejamos a nossa nova presidenta um bonito legado nesses próximos 3 anos de mandato.


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Minha História no Girau de Vida da ACESA

07/12/2021

Gracileia de Brito Sousa compartilha sua experiência no Girau de Vida da ACESA


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Minha História no Girau de Vida da ACESA

06/12/2021

Francisco Barbosa (Gogó) compartilha sua experiência no Girau de vida da ACESA


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

PROJETO PRESERVA E RESGATA SEMENTES CRIOULAS NO MARANHÃO

06/10/2021

Apoiada pelo Programa de Pequenos Projetos da CESE, ONG ACESA fortalece autonomia e soberania alimentar de famílias por meio da reprodução de sementes crioulas

A riqueza cultural e ancestral preservada nas sementes. É esse o significado das sementes crioulas para agricultores e agricultoras do Maranhão, que ao valorizarem e preservarem essa também conservam os saberes de seus antepassados. Apoiada pelo Programa de Pequenos Projetos da CESE, a ONG Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura promove uma série de atividades de implantação das sementes, consideradas em extinção, bem como a seleção, tratamento e armazenamento, além de atividades formativas como oficinas, encontros e assessoria técnica até dezembro de 2021.

De acordo com Raimundo Alves da Silva, coordenador executivo da ACESA, a semente crioula representa uma herança de sabedoria. “Elas trazem em si uma riqueza muito grande e uma relação com nossos antepassados. Eles sabiam quais sementes eram as mais propícias para aquele espaço, para o clima. Por isso que para nós, quando alguém guarda a semente dentro de um processo de preservação, manutenção e valorização, essa pessoa se torna uma guardiã da semente. Porque ela guarda todo um saber, que envolve o cultivo com a terra, com o clima e com os outros elementos da natureza” revela o gestor.

 

E esse é o principal motivo pelo qual o projeto fomenta que as pessoas em formação se tornem guardiãs dessas sementes. Além de ter uma relação direta com a terra, com os cuidados e respeito às dinâmicas de cultivo do território, ser guardiã da semente tem relação direta com a manutenção de um conhecimento, transmitido de geração a geração, numa relação familiar e ancestral.

“Nós defendemos muito, aqui na cidade, que cada família possa ter o seu banco familiar de sementes. Que cada família tenha o interesse de desenvolver uma relação no contexto da produção, garantindo a preservação das sementes crioulas, mas acima de tudo garantindo uma preservação da biodiversidade, o que garante produtividade e qualidade no processo produtivo, no respeito às culturas locais” conta Raimundo. [+]


Conteúdo relacionado: Destaque, Geral, Notícias

Próxima página »

Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil