ACESA Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura . Brasil

Acesa Girau do Mearim - Maranhão

Notícias


Agroecologia nas Eleições! Carta Compromisso.

08/08/2022

A Rede de Agroecologia do Maranhão – RAMA, apresentou a carta-compromisso ás candidatas e candidatos aos poderes executivo e legislativos estadual e federal  e do Estado do Maranhão. A carta apresenta as principais demandas para o fortalecimento da agroecologia e do debate para a construção de políticas públicas capazes de responder a fome e á crise ambiental. A carta foi elaborada pela RAMA em sinergia com a Articulação Nacional de Agroecologia – ANA.

Carta Politica Eleições RAMA 2022

 


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Quarto Episódio do Podcast Cá Entre Nós

19/07/2022

🎧📱A ACESA compartilha mais um episódio do podcast Cá Entre Nós com o tema: “Primeiro Encontro Nacional de Mulheres Negras, Indígenas e Quilombolas da agroecologia.”
🍍🍌🍉. O Primeiro Encontro Nacional de Mulheres Negras, Indígenas e Quilombolas da Agroecologia – GT de Mulheres da ANA, aconteceu nos dias 8 a 10 de junho de de 2022, na cidade de São José de Ribamar-MA.
Reunindo mais de 100 mulheres de vários estados do Brasil, O encontro foi rico, potente e com as mulheres unidas na luta por uma agroecologia antirracista, justiça socioambiental e defesa da vida. Destacando o elo entre a agroecologia, espiritualidade e ancestralidade.
Se tem Racismo não tem agroecologia!!
Sem feminismo não há agroecologia!!

🌳🌴Para conversar sobre o tema convidamos: Beth Cardoso, Coordenadora Técnica do Centro de Tecnologias Alternativas – CTA e Representante do GT de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia – ANA.
Cidivânia de Oliveira, da Associação Agroecológica TIJUPÁ e Representante do GT de Mulheres da Rede de Agroecologia do Maranhão – RAMA
Maria da Conceição Furtado, Agricultora Familiar da comunidade Quilombola Santa Cruz em São Luís Gonzaga -MA, acompanhada pela ACESA e integrante do GT de Mulheres da RAMA.

#mulhereseagroecologia
#agroecologiaévida
#açãoclimáticajusta
#VACBrasil
#juntasvenceremos

Link Spotify :https://open.spotify.com/episode/6VC3yne8D7zaN79rVxGuga?si=2BjF2P6MS2aMAgJYvLK-zg


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Terceiro Episódio do Podcast Cá Entre Nós

15/07/2022

🎧📱A ACESA compartilha mais um episódio do podcast Cá Entre Nós com o tema: “Caravana das Juventudes Fortalecendo as Vivências, Anunciando Resistências: Sim ás Vidas, Contra os Agrotóxicos.”
🍍🍌🍉. A caravana aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, com o objetivo de reafirmar a importância das juventudes do campo e da cidade, que fortalecem a agroecologia em suas diversas bandeiras de luta. A caravana é uma ação do GT de juventudes da RAMA, apoiado pela Grassroots Internacional e pelo Projeto Agroecologia para a Proteção das Florestas da Amazônia.

🌳🌴Para conversar sobre o tema convidamos: Ariana Gomes, Secretaria Executiva da Rede de Agroecologia do Maranhão – RAMA
Ivanessa Ramos, jovem mulher que trabalha com os princípios da agroecologia, da comunidade São Bento do Juvenal, Peritoró – MA.
Missias Brandão, Jovem agricultor da comunidade Nova conquista, Lago Verde -MA.
#juventudeeagroecologia
#agroecologiaévida
#açãoclimáticajusta
#VACBrasil

Link Spotify: https://open.spotify.com/episode/7wR3TkomE3twpmEBK9bBYw?si=oc7RUjrqSpqaFORlg8KOsA


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Segundo Episódio do Podcast Cá Entre Nós

🎧📱A Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura – ACESA compartilha mais um episódio do podcast Cá Entre Nós com o tema: “Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”

🍍🍌🍉. Sabemos que o PNAE é uma política muito importante de fortalecimento da Agricultura Famíliar. Criada em 2009, a lei que regulamenta o PNAE colocou como obrigatoriedade a compra de pelo menos 30% do dinheiro recebido com produtos da Agricultura Famíliar.

🌳🌴Para conversar sobre o tema convidamos: Carlos Pereira, da Associação Agroecológica TIJUPÁ
José Maciel, da Escola Família Agrícola de Vitorino Freire.
Reinaldo Furtado, agricultor Familiar da Comunidade Centro da Josina em São Luís Gonzaga – MA
#mulhereseagroecologia
#agroecologiaévida
#justiçaclimática

Link Spotify: https://open.spotify.com/episode/6ccDxtGaWHPCT3ils20ntR?si=hnsHTvC3TAyNlaiA0lKOiw


Conteúdo relacionado: Notícias

Primeiro Episódio do Podcast Cá Entre Nós

🎧📱A ACESA compartilha a primeira edição do podcast Cá Entre Nós com o tema: “Programa de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade- PGPM-BIO.”

🍍🍌🍉🌽Sabemos que extração do coco babaçu é o que garante a renda de muitas mulheres quebradeiras de coco no Maranhão e que o preço pago pelas amêndoas é ainda irrisório.
Desde 2009 a PGPM-Bio foi ampliada para os grupos de quebradeiras de coco, no sentindo de garantir o preço mínimo a seus produtos. Mas ainda existe uma grande falta de informação sobre a política e as dificuldades burocráticas em acessá-la.

🌳🌴Para conversar sobre o tema convidamos: Ênio – Analista de Mercado da CONAB. Gracileia-Técnica de campo da ACESA
Maria Nelma – Quebradeira de coco da comunidade Vital Brasil/ Lago Verde-MA

#mulhereseagroecologia
#agroecologiaévida
#acessolivreaosbabaçuais
#justiçaclimática


Conteúdo relacionado: Notícias

AÇÃO CLUBINHO DA ÁRVORE NA COMUNIDADE CLARIDADE – SÃO LUÍS GONZAGA-MA

20/06/2022

🌱O Clubinho da Arvore é uma metodologia de trabalho pensada para as crianças de comunidades da área de atuação da ACESA. No dia 10 de junho de 2022, na comunidade Claridade- São Luís Gonzaga – MA, aconteceu uma ação de intervenção ambiental proposta pela escola 13 de maio, juntamente com o clubinho da árvore da comunidade.

O momento que se deu com apresentações que chamavam a atenção do público para a importância da preservação das sementes crioulas, cuidados com a preservação do meio ambiente, contou também com a entrega e plantio de mudas doadas pelo projeto Plante uma Árvore da Rede de Agroecologia do Maranhão que no município funciona com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

https://www.instagram.com/p/CerDt40OzMM/?utm_source=ig_web_copy_link

 

 


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

EDITAL DE SELEÇÃO – Técnico/a de Campo

03/01/2022

A Associação Comunitária de Educação em Saúde e Agricultura – ACESA, torna público edital de contratação com a função de Técnico/a de Campo, para atuar junto as comunidades de atuação, desenvolvendo assessoria e acompanhamento técnico, social, ambiental e cultural com as famílias associadas. O processo de seleção compreenderá as seguintes etapas:
Recebimento de Currículos: 03 a 13/01/2022
Análise dos currículos: 14/01/2022
Entrevista: 19/01/2022
Resultado: 20/01/2022

Segue edital >EDITAL DE SELEÇÃO


Conteúdo relacionado: Destaque, Documentos, Notícias

Eleição ACESA 2021

17/12/2021

Na última eleição de Diretoria da ACESA que ocorreu no dia 11 de Dezembro de 2021 em sua XXVIII Assembleia Geral, foi eleita pela primeira vez em 35 anos uma mulher como Presidenta.
Cleonice Silva Soares é agricultora, artesã, quebradeira de coco, uma mulher de fibra. Desejamos a nossa nova presidenta um bonito legado nesses próximos 3 anos de mandato.


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Minha História no Girau de Vida da ACESA

07/12/2021

Gracileia de Brito Sousa compartilha sua experiência no Girau de Vida da ACESA


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Minha História no Girau de Vida da ACESA

06/12/2021

Francisco Barbosa (Gogó) compartilha sua experiência no Girau de vida da ACESA


Conteúdo relacionado: Destaque, Notícias

Próxima página »

Parceiros Misereor Kindermissionswerk PPP-ECOS Programa Pequenos Projetos Ecossociais
DoDesign Brasil